agosto 06, 2014

Bolo ChocoCafe

for this post in English, click here

Oi Gente,
para o post de hoje voltamos ao ingrediente mais importante do blog… o chocolate!! Quem é fã, sabe que os melhores além de serem artesanais, são amargos. Tudo bem que gosto não se discute, podemos achar até um chocolate branco (que geralmente é o patinho feio dos chocolates) que seja bom… mas chocolate que é chocolate tem q ter, pelo menos, 50% de cacau. ;)

Voltando ao assunto, quem é que não gosta de um lindo bolo de chocolate, seja ele simples, sem nada em cima, ou com uma bela cobertura de chocolate e uma decoração… afinal de contas nós também comemos com os olhos.

Comi esse bolo pela primeira vez, no aniversário de quatro anos do filho de uma amiga minha. Assim que coloquei um pedaço na boca, me apaixonei e vi que tinha que fazer para vocês. Essa receita é daquelas que dá até medo porquê é tão boa que vai dar vontade de comer tudo logo que estiver pronta… e a culpa? hahah

Mesmo sem recheio ele fica ótimo e tem todas as qualidades de um bom bolo de chocolate, é molhadinho e você sente o sabor intenso do cacau. Querendo, você pode rechear com a mesma ganache que se usa para cobrir o bolo, senão pode colocar uma geleia de fruta… mas isso é papo para um outro post.
Bom, vamos parar de enrolar e botas as mãos na massa

Antes de tudo
- Pré-Aqueça o Forno a 175°C
- Prepare uma forma de 22-25cm de diâmetro
- Derreta a manteiga
- Tire os ovos da geladeira uma hora antes
- Para fazer o Buttermilk pegue o creme de leite fresco, misture com um pouco mais de meia colher de sopa de suco de limão e deixe por 5-10 minutos. Depois, é só usar na receita.

Ingredientes
- 170g Farinha
- 80g   Cacau Amargo em Pó
- 2,5g  Fermento Químico
- 2,5g  Bicarbonato de Sódio
- 100g Manteiga (derretida)
- 100g Ovos (2 ovos)
- 160g Buttermilk
- 5g      Baunilha
- 300g  Açúcar
- 2g     Sal
- 160g Café Quente

Modo de Fazer
1- Peneire junto a farinha, o cacau em pó, o fermento químico e o bicarbonato de sódio.

2- Comece batendo os ovos e, quando estiverem cremosos, adicione a manteiga aos poucos e espere que seja absorvida pela mistura de ovos. Adicione o buttermilk, a baunilha, o açúcar e o sal. Bata até que a mistura fique cremosa e homogênea.
3- Reduza a velocidade da batedeira e adicione, aos poucos, os ingredientes secos peneirados.
3.1- Raspe as paredes da tijela e acrescente, o café quente, aos poucos.
4- Coloque na forma e asse, em forno pré-aquecido a 175°C, por 38-43 minutos.
5- Quando tirar do forno, deixe o bolo esfriar na forma e tire da forma depois que estiver frio. Se você tentar tirar o bolo quente, ou até mesmo morno, você corre o risco de se queimar e de quebrar o bolo. Lembre-se que um dos ingredientes mais importantes na confeitaria é o tempo!!
Ok, o bolo está pronto!  Se quiser, pode comer ele assim mesmo quando esfriar. Senão, querendo deixa-lo como nas fotos, faça uma ganache para cobri-lo.
Antes de cobrir o bolo, faça um corte horizontal nele, como se estivesse cortando "a tampa" dele, assim ele fica retinho em cima.
Depois, vire-o de cabeça para baixo, deste modo a parte de baixo, que é mais reta fica para cima e o bolo, quando coberto, fica mais bonito. Daqui pra frente é pra os mais avançados.

6- Depois que a ganache estiver pronta, espere esfriar um pouco e coloque na geladeira para que endureça. Quando estiver mais dura ela terá uma consistência de creamcheese, então você poderá passar a ganache no bolo. Faça como se estivesse passando manteiga numa torrada, criando uma camada bem fina, dando forma regular ao bolo. Coloque o bolo na geladeira por meia hora.
7- Agora, esquente um pouco (mais ou menos metade da ganache) para que ela fique mais líquida e cubra o bolo novamente com ela. Lembre-se de deixar um pouco de ganache fria para a decoração final do bolo!

8- Com duas camadas de cobertura, ponha o bolo por 15 minutos na geladeira. Enquanto isso, coloque a ganache dentro de um sác-a-posche (saco de confeiteiro) com um bico de estrela e coloque na geladeira por meia hora.
9- Tire o bolo da geladeira e pegue o sác-a-posche. Esta decoração é muito simples de fazer. Basta fazer movimentos circulares pequenos com o sác-a-posche sobre o bolo em formato de flor. Pratique antes em um prato e assim vai pegando segurança.

Bom Apetite e até a semana que vem!

ps: antes de postar as fotos, o bolo já tinha acabado aqui em casa. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre de deixar seu nome pra eu saber quem está curtindo o blog e poder agradecer críticas construtivas, responder dúvidas e ir aprimorando, cada vez mais, esse meu pequeno espaço na grande rede. Obrigado!