agosto 13, 2014

Bolo de Chocolate sem Glúten

for this post in English, click here

Oi Gente,
Espero que estejam gostando dos novos posts do blog. E ai, já fizeram alguma receita dos últimos posts? Comentem e mandem fotos, pra eu colocar junto com o post da receita aqui e no Facebook do Blog.

Bom, sobre a receita de hoje! Estou querendo há um tempo fazer mais uma receita sem glúten pra vocês.

Geralmente, quando se fala em receitas de bolos/doces que não levam farinha e que sao, sem glúten, as pessoas ja pensam logo que não sao tao boas... o que não é verdade!

Existem muitas receitas de bolos/doces feitos sem farinha que são uma delícia e ainda são mais leves, seja no paladar, seja na digestão. Não estou querendo fazer campanha contra a farinha e o glúten não, só estou tentando mostrar que não é porquê não tem um ingrediente ao qual estamos acostumados que vai ser ruim.

Enfim, achei essa receita de bolo de chocolate sem glútem num livro aqui em casa e acho que vão gostar. É leve como um soufflé de chocolate e pode ser feita de várias maneiras, em forminhas de porções individuais, em uma forma pra brownie (daquelas retangulares) ou também nas tradicionais formas redondas. 

O importante é, quando prepararem a forma para assar, não usarem a farinha depois da manteiga mas sim maizena ou farinha de arroz, senão, o propósito de comer um doce sem glúten vai por água a baixo... principalmente se estiverem recebendo em casa algum amigo que seja celíaco.

Bom, vamos parar de enrolar e botar a mão na massa.


Ingredientes
- 160g Manteiga sem Sal
- 250g Chocolate Amargo (eu usei 70% de cacau)
- 300g Ovos (claras e gemas separadas) (6 ovos médios)
- 70g   Açúcar

Antes de Tudo
- pré-aquecer o forno a 200°C.
- tirar os ovos da geladeira uma hora antes de começar a preparar a receita
- prepare a forma que você escolheu para assar

Modo de Fazer
1- Derreter o chocolate e a manteiga no microondas ou em banho maria.
2- Separar os ovos e misturar as gemas à mistura de chocolate com manteiga.
3- Bater as claras até que comece a ficar brilhante.
Quando isso acontecer, adicione o açúcar às claras batidas e bata até que fiquem firmes.
4- Comece a incorporar as claras batidas, delicadamente, à mistura de chocolate.
5- Quando tiver acabado de misturar, coloque na forma que você escolheu e asse os primeiros 10 minutos a 200°C e depois abaixe a temperatura para 180°C. Continue assando até que fique pronto, 40 minutos. Se você usar o palito para ver se o bolo está pronto, ele não vai sair seco. Esse é um bolo tipo um brownie, é molhadinho por dentro.
Agora é a parte ninja desse bolo! Se você tiver assado o bolo todo em uma forma, para que ele não afunde no meio, você vai ter que esperar uns minutinhos, depois que tirar do forno e, depois, virar o bolo de cabeça para baixo por uns 10-20 minutos e depois desvirar de volta...assim o bolo vai ficar retinho. Tome muito cuidado quando virar o bolo, pois pelo fato de não ter farinha e ter sido feito com as claras montadas, ele é muito delicado e quebra com muita facilidade!
Quando servir, coloque um pouco de açúcar de confeiteiro em cima e algumas frutas (como a primeira foto do post). Você também pode cobrir com uma ganache, por exemplo.
Querendo você também pode fazer uma crème anglaise para comer junto.
Bom apetite e até a semana que vem. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre de deixar seu nome pra eu saber quem está curtindo o blog e poder agradecer críticas construtivas, responder dúvidas e ir aprimorando, cada vez mais, esse meu pequeno espaço na grande rede. Obrigado!