agosto 27, 2014

Torta de Maçã

Oi Gente,
Finalmente vou fazer esse doce. Há anos fico falando que vou fazer e não faço. Já ví tantas receitas que nem me lembro mais quantas foram. Até fazia no trabalho mas não gostava da receita de lá, pois tinham muitos ingredientes que não acrescentavam nada à receita. Era trabalho demais pra um resultado, pouco satisfatório.

Este é um doce simples, mas esses são os mais “perigosos” de se fazer. Como esses doces tem poucos ingredientes, qualquer descuido na proporção deles pode alterar significativamente o sabor desejado. Neste caso o equilíbrio de sabores da maçã, açúcar e principalmente a canela (que quanto mais se cozinha mais forte fica o sabor) tem que ser perfeito para que haja a harmonia dos tres ingredientes sem que um se sobresaia ao outro.

Para esta receita eu nao usei (pois não achei no mercado) as maçãs certas, que seriam as maçãs Golden (aquelas verde amareladas) pois elas são melhores para se fazer tortas, já que não soltam muita água. Recomendo usa-las se possível.

A massa também é diferente de tantas outras que já vi pois esta não leva ovo. Fiquei curioso de fazer uma massa sem ovo pois ainda não tinha feito e fiquei surpreso que no sabor ela não mudou muito. Bom saber!
 
Sempre que vejo uma foto dessa torta em algum livro ou site, lembro daquelas de desenho animado com a fumaça saindo de cima dela, quando é tirada do forno. Huummm, que delícia, já fico com água na boca.
 
Antes de tudo
- pré aquecer o forno a 220°C;
- preparar a forma para assar a torta
- preparar a massa da torta
- cortar a manteiga em pedaços pequenos e de dimensões mais parecidas possível.

Ingredientes

Massa
- 375g Farinha
- 150g Manteiga
- 90-120mL Água Gelada
- 1 pitada de Sal

Recheio
- 750g Maçãs
- 100g Açúcar + 1 colher para colocar em cima da torta
- 1 colher de Suco de laranja ou limão (fresco)
- 15g Farinha (ou 2 colheres de sopa)
- 2g Canela em pó (ou ½ colher de chá)
- 30g Leite (para por em cima da torta)

Modo de Fazer

Massa
1- Misturar bem a farinha com o sal.
2- Adicionar a manteiga e misturar até que tenha sido absorvida pela farinha e não sobrem mais pedaços grandes de manteiga. Fica parecendo uma mistura arenosa.
3- Nesse momento, aos poucos, adicione a água e pare quando a massa ficar homogênea. Não demora muito, então preste atenção porquê se misturar muito a massa não fica boa.
4- As receitas deste tipo de massa, geralmente, dizem para deixar por, pelo menos, 30 minutos na geladeira. Eu prefiro deixar por 3-4 horas, pelo menos. Pra mim, a melhor opção é deixar de um dia para o outro.

Recheio e Finalização
1- Descascar as maçãs e cortá-las, levar o meio e cortá-las em cubos.
2- Misturar o açúcar com o suco de laranja, a canela e a farinha. Adicionar essa mistura às maçãs.
3- Enquanto isso, pegue a massa na geladeira e corte em 2 pedaços, sendo um deles um pouco maior do que o outro pois o menor vai ser a tampa da torta.
4- Coloque farinha na mesa, onde você vai abrir o pedaço maior de massa (com um rolo ou uma garrafa de vinho sem etiqueta).
4.1- Começe a abrir este pedaço maior até que seja um pouco maior do que a forma de 24cm de diametro, para se fazer as paredes da torta.
4.2- Tire a massa da mesa enrolando-a no rolo e coloque a massa dentro da forma.
4.3- Aperte a massa contra as paredes e o fundo da forma, deixando que saia pelas bordas. Coloque na geladeira por meia hora, junto com o outro pedaço de massa.
5- Quando você tirar a massa da geladeira, coloque as maçãs dentro da torta e abra a massa da tampa como você fez com o pedaço maior.
6- Agora, antes de colocar a tampa, umedeça um pouco as bordas da base da torta com um pouco de água e coloque tampa, como você fez para colocar a massa dentro da forma. Corte a massa em excesso e molde as bordas da torta.
7- Agora, você vai fazer um corte em forma de “X” no meio da torta para que o vapor saia, enquanto estiver assando. Depois pincele o leite sobre a massa da torta e polvilhe um pouco de açúcar sobre o leite.

8- Asse por 10 minutos no forno pré-aquecido a 220°C e depois continue, por mais meia hora a 190°C, ou até que massa da torta fique dourada.
9- Tire do forno, espere esfriar e sirva morna ou fria.
  
Bom apetite e até a semana que vem!! :)

Nosso Facebook 
Nosso Pinterest 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre de deixar seu nome pra eu saber quem está curtindo o blog e poder agradecer críticas construtivas, responder dúvidas e ir aprimorando, cada vez mais, esse meu pequeno espaço na grande rede. Obrigado!